
Paraíso das Águas, município situado no nordeste de Mato Grosso do Sul, segue em constante desenvolvimento, consolidando-se como uma cidade promissora na região Centro-Oeste do Brasil. Com uma trajetória marcada por crescimento e determinação, a cidade foi emancipada em 30 de setembro de 2003, mas sua instalação oficial ocorreu apenas em 1º de janeiro de 2013. Até então, era distrito de Costa Rica. Mas também no passado foi um vilarejo, pertencente ao município de Paranaíba (MS).
Desde então, Paraíso das Águas tem se destacado pelo seu potencial agrícola e pecuário, pela organização urbana e pelo forte espírito empreendedor de sua população. Conhecida por seu solo fértil e clima propício para a agropecuária, a cidade atrai investimentos e segue como referência no setor produtivo do estado.
Além do seu potencial econômico e oportunidade de ampliar o ecoturismo, o município conta com 03 Usinas Hidrelétricas e 01 em construção na Ponte de Pedra e uma grande indústria sucroalcooleira – a Iaco Agrícola, a sua Usina de Açúcar, com a capacidade de produção de 200 mil toneladas de açúcar, construída no município de Paraiso das Aguas.
As principais rodovias que cortam o município são: BR 060, MS 316 e MS 320. São quatro importantes rios que cortam o município: Rio Sucuriú, Rio Paraíso, Rio Verde e Rio São Domingos. Além de belas cachoeiras, como do Muquém e Mimoso.
O município possui uma grande riqueza turistícia à ser melhor explorada, como a Água Santa, com acesso pela MS 316, sentido Costa Rica, a cerca de 15 km do perímetro urbano. Água Santa: lagoa ‘misteriosa’ do MS onde nenhum banhista corre risco de afundar
Dados do município
📍 População:
- IBGE 2022: 5.510 habitantes
📍 Área territorial: 5.061,43 km²
📍 Distritos: Bela Alvorada e Pouso Alto
📍 Total de receitas brutas realizadas (2023): R$ 111.895.185,93
📍 PIB per capita (IBGE 2023): R$ 185.063,32
📍 Setor agropecuário (IBGE 2021):
- Lavouras: Soja, milho, cana-de-açúcar, sementes de pastagens e algodão, totalizando aproximadamente 120 mil hectares plantados.
- Silvicultura: Estima-se 120 hectares de seringueira e 20 mil hectares de eucalipto.
- Pecuária: Rebanho bovino estimado em 130 mil cabeças.
Desenvolvimento e identidade de um povo guerreiro
Paraíso das Águas se destaca pelo povo acolhedor e batalhador. Gente que sonha, trabalha e constrói o futuro da cidade a cada dia. A infraestrutura urbana tem evoluído, e o município conta com projetos que visam melhorar a qualidade de vida dos moradores, impulsionando o comércio local e incentivando novas oportunidades.
Atualmente, a cidade é administrada pelo prefeito Ivan da Cruz Pereira (Xixi/PSDB), um dos responsáveis pela luta pela emancipação do município. Sua gestão tem buscado parcerias e investimentos que garantam ainda mais desenvolvimento para Paraíso das Águas. Foi o primeiro prefeito da cidade, em 2013-2016, reeleito em 2016, para o mandato 2016-2020. Fez seu sucessor, Anízio Sobrinho de Andrade, então primeiro presidente do Legislativo Municipal, mandato de 2020-2024. Em 2024, Ivan Xixi retornou como prefeito, mais bem votado em proporção de votos do Estado de Mato Grosso do Sul, com 86,39% dos votos. Dando continuidade à um trabalho sério e transparente.
O futuro promissor de Paraíso das Águas
Com um cenário urbano que se fortalece e investimentos contínuos na infraestrutura, educação e saúde, Paraíso das Águas se prepara para um futuro ainda mais próspero. As imagens captadas por drone pelo BNC Notícias em 18/02/2025 mostram uma cidade em crescimento, que se estrutura para oferecer cada vez mais qualidade de vida para sua população.
Quem viu, quem vê e quem verá Paraíso das Águas, percebe a transformação de um município jovem, determinado a escrever sua história com progresso, desenvolvimento e orgulho de sua gente.
📸 Imagens Drone | BNC Notícias | 18/02/2025
Fonte: BNC NOTÍCIAS – Fernando Brito