Neste sábado (20) é feriado municipal em Paraíso das Águas, de acordo a Lei nº 286, de 09 de janeiro de 2019, Dia do Padroeiro da cidade, São Sebastião.
A Lei Municipal foi publicada no Diário Oficial do Município, edição nº 1.183/2019, de 09 de janeiro de 2019.
Também foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 05 de maio de 2009, a Lei 3.663/2009, que inclui no Calendário Cívico e Cultural do Estado de Mato Grosso do Sul a Festa de São Sebastião, realizada anualmente, no mês de janeiro, ainda quando Paraíso das Águas era Distrito de Costa Rica.
O Dia de São Sebastião é comemorado anualmente em 20 de janeiro.
São Sebastião é considerado o padroeiro da cidade brasileira do Rio de Janeiro, sendo a data um feriado municipal para os cariocas.
A data é celebrada como uma festa litúrgica para a igreja católica, como uma homenagem à figura de um dos santos mais venerados e icônicos do cristianismo. São Sebastião é considerado o padroeiro dos atletas e militares.
Para a igreja ortodoxa, o Dia de São Sebastião é celebrado em 18 de dezembro.
Normalmente, as comemorações do Dia de São Sebastião reúnem diversos devotos em procissões e romarias pelas ruas das cidades.
História de São Sebastião
Existem algumas divergências sobre o local de nascimento de São Sebastião, no entanto a teoria mais aceita diz ter sido em Milão, na Itália.
São Sebastião defendeu os cristãos e a sua fé do imperador romano Diocleciano, sendo condenado a morte por desobedecer os comandos do imperador. Sebastião foi amarrado em uma árvore e alvejado com muitas flechas. Porém, não morreu, pois foi salvo por uma viúva chamada Irene que ajudou a curar todos os seus ferimentos.
Depois de recuperado, Sebastião voltou a enfrentar o imperador Diocleciano. Desta vez, foi condenado a ser açoitado até a morte.
São Sebastião morreu em 20 de janeiro de 288 d.C, sendo a data de sua morte escolhida pela igreja católica para homenagear o mártir pelas suas ações de coragem e fidelidade ao cristianismo.
Oração a São Sebastião
“Glorioso mártir São Sebastião, valoroso padroeiro e defensor da cidade do Rio de Janeiro, vós que derramastes vosso sangue e destes vossa vida em testemunho da Fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, alcançai-nos do mesmo Senhor a graça de sermos vencedores dos nossos verdadeiros inimigos: o ter, o poder e o prazer, que fazem viver sem Fé, sem Esperança e sem Caridade.
Protegei, com a vossa poderosa intercessão, os filhos desta Terra. Livrai-nos de toda Epidemia Corporal, Moral e Espiritual. Fazei que se convertam aqueles que, por querer ou sem querer, são instrumentos de infelicidade para os outros. E que o justo persevere na sua fé e propague o amor de Deus, até o triunfo final. Amém”.