
Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com Guardas Civis Municipais em seis cidades: Bonito, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ladário e Ponta Porã. Costa Rica se tornará a sétima cidade do estado a implantar esse importante serviço, que visa aumentar a segurança e a proteção da comunidade local.
A Guarda Civil de Costa Rica foi estabelecida pela Lei Complementar nº 122, publicada em 15 de maio de 2024. Composta por agentes armados e uniformizados, a Guarda atuará sob a supervisão do prefeito municipal, desempenhando funções essenciais como proteção ao cidadão, fiscalização das leis municipais e regulamentação do trânsito e meio ambiente.
A criação da Guarda Civil é um passo significativo para a segurança pública em Costa Rica, refletindo o compromisso da administração municipal Cleverson Alves e Roni Cota em promover um ambiente mais seguro e ordenado para todos os seus habitantes. A expectativa é que a seleção de candidatos traga profissionais qualificados e comprometidos com a proteção da comunidade.