
A programação começa no dia 14 com o “1º Workshop Juntos pela Inclusão”, às 18h, no auditório prof.ª Edna Maria Jacinto da Silva (SEMED). O evento terá uma palestra sobre “Segurança Pública Inclusiva, Compreender para Melhor Atender”, ministrada por Alexandre Figueiredo de Araújo, policial rodoviário federal e coordenador estadual do Movimento Orgulho Autista do Brasil (MOAB). Às 19h15, a advogada especialista em Direito da Saúde e presidente da Comissão de Defesa do Direito da Pessoa com Autismo da OAB/MS, Raíssa Duailibi Maldonado Carvalho abordará a “Luta pela Garantia dos Direitos e Judicialização nas Ações de Autismo”. Encerrando a noite, às 20h, Chrislenny Chalender falará sobre “A Fisioterapia e Seus Benefícios no Autismo: Melhoria na Qualidade de Vida”.
No dia 15, será realizada uma Audiência Pública às 18h no plenário Simino Jorge de Oliveira na Câmara de Vereadores. O tema “Autismo e Inclusão: Desafios e Caminhos para uma Sociedade mais Acessível” busca sensibilizar a sociedade e os gestores públicos. A audiência visa apresentar experiências de inclusão nas áreas de educação e saúde e promover o diálogo entre famílias e representantes de entidades governamentais e não governamentais.
No dia 16, às 8h, uma Roda de Conversa com Agentes Comunitários de Saúde ocorrerá no Auditório da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Costa Rica (ACIACRI). O encontro tem como objetivo a troca de experiências entre profissionais de diversas áreas, como medicina, fisioterapia, pedagogia, terapia ocupacional e psicologia.
O dia 17 será marcado pela caminhada “Passos pela Conscientização”, com saída às 8h do Auto Posto Fazenda e chegada na Praça Central. A atividade simbólica convida toda a comunidade a participar e promover a inclusão e empatia.
Encerrando a semana, no dia 18, serão realizadas entrevistas em rádios locais, Cidade 96,5 FM, Super FM 98,9 e Costa Rica FM 87,9, com o objetivo de destacar a importância da conscientização e inclusão das pessoas com TEA na sociedade.
A Semana de Conscientização sobre o Autismo em Costa Rica promete ser um marco na luta por uma sociedade mais justa e inclusiva, envolvendo diversos setores da comunidade em um diálogo aberto e construtivo.