
A dengue, uma doença infecciosa grave transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, não possui tratamento específico, tornando a vacinação uma ferramenta vital na prevenção. A nova vacina promete proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4), reduzindo hospitalizações e óbitos entre a população-alvo, que compreende jovens de 10 a 14 anos.
A meta é alcançar uma cobertura vacinal de 90% nessa faixa etária. Para isso, as vacinas estarão disponíveis nas cinco Estratégias de Saúde da Família, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Um horário estendido das 17h às 18h também será oferecido em datas específicas.
Os documentos necessários para a vacinação incluem o cartão de vacina e CPF ou cartão do SUS. O esquema vacinal consiste em duas doses com intervalo de três meses. Atenção: quem já teve dengue deve aguardar seis meses para iniciar a vacinação e para vacinação da D2 deve aguardar 30 dias.
Além da vacina contra a dengue, as Unidades de Saúde também disponibilizarão vacinas de rotina. O Dia D da vacinação será realizado em todas as cinco unidades no dia 8 de fevereiro, das 8h às 17h.
É hora de se proteger e cuidar da saúde!