Chapadão do SulCidadesInterior
Tendência

“PAZ no Trânsito Começa por Você” – Demutran promove capacitação para trabalhadores da sinalização viária urbana

O DEMUTRAN (Departamento Municipal de Trânsito) de Chapadão do Sul, em parceria com o Técnico em Segurança do Trabalho Sr. Givaldo Britto e a psicóloga Jéssica Bonifácio, ambos sendo da Secretaria de Administração, promoveram uma capacitação com os trabalhadores responsáveis pela sinalização horizontal e vertical. A coordenadora de educação para o trânsito Profª. M.a Fabiana Souza, abriu o momento, salientando a importância do serviço desenvolvido pelos trabalhadores, pois muitas vidas são resguardadas com uma cidade bem sinalizada e ressaltou ainda que a frase deste ano para o trânsito é: “PAZ NO TRÂNSITO COMEÇA POR VOCÊ”, que cada sujeito que está no trânsito precisa se cuidar e se prevenir, para que haja um trânsito mais fluido e seguro.

O Técnico em segurança do trabalho Sr. Givaldo Britto, falou sobre a importância do uso dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual). “Os acidentes de trabalhos podem ser evitados e/ou mitigado os danos quando utilizamos os EPIs adequados. Listo os EPIs que cada trabalhador precisa utilizar no desempenho de suas funções, tais como: luvas, chapéu, protetor solar, colete refletivo, botinas, cones (para isolar o local para a realização da pintura horizontal), entre outros.”

A psicóloga Jéssica Bonifácio abordou o tema “Estresse no Trabalho”, enfatizando a importância em estar atento quanto a frequência e intensidade de nossas emoções, principalmente as tidas como negativas, visto o impacto direto nas relações cotidianas, como também na qualidade de vida e prejuízo ao bem-estar, uma vez que o acesso facilitado a informações pode contribuir com a diminuição dos riscos psicossociais neste âmbito. Aliás, a forma que o ambiente de trabalho está organizado pode impactar diretamente em nossa saúde psicológica e física diante do enquadramento da rotina de trabalho, envolvimento, relação de convívio e suporte entre colegas e liderança, normas que quando à utilização de equipamentos adequados, entre outros fatos que, quando desequilibrados contribuem com a sensação de esgotamento crônico, irritabilidade, alterações (sono, alimentação, hábitos e interesses) que também prejudicam o bom desempenho das atividades cognitivas (atenção, concentração, memória, etc). Por fim, foi proposto uma atividade em conjunto que visa a diminuição e alívio provisório do estresse diante determinadas situações, haja visto que a profissional está à disposição para informações, ações e acompanhamento psicológico voltados ao âmbito do trabalho.

Logo após, ao encerrar a atividade da psicóloga, o diretor do DEMUTRAN Denir Candido entregou aos participantes uma apostila onde consta as orientações e normas para que sejam feitas a sinalização HORIZONTAL e VERTICAL, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB/1997), material utilizado com o objetivo de debateram as normas gerais para que as sinalizações respeitem a legislação vigente em prol de um trânsito mais seguro para todos.

Está ação faz parte do calendário do DEMUTRAN, pois a orientação aos trabalhadores é fundamental no que tange o sucesso e qualidade na sinalização viária urbana.

(Assecom)

Botão Voltar ao topo