Peão apadrinhado por Weliton Guimarães de Alcinópolis, Diego Garcia, de Chapadão do Sul, conquistou vitória no grande rodeio de Americana-SP no último fim de semana. Diego, que tem o patrocínio de Weliton, sagrou-se campeão na modalidade cutiano.
O rodeio de Americana é considerado um dos maiores do interior paulista e conforme disse ao MS Todo Dia, a primeira participação foi emocionante e, de cara, consagrou-se vencedor.
“Sem palavras. Hoje todo competidor que está no rodeio sonha em participar do rodeio de Americana. E eu fui convidado para participar do Rodeio de Americana através da equipe Rosetta, que é o campeonato que eu represento, que eu participo. Fui lá como no meu primeiro ano e consegui montar bem, sortear bons animais e consegui sair com a vitória, sair campeão. Então, uma felicidade muito grande. Primeiro ano participando, primeiro ano consegui sair de lá campeão, não tem nem explicação”, comentou.
O competidor explicou à reportagem que a disputa é bastante acirrada, porque reune os melhores da região. Foi necessário foco e determinação para sair vencedor.
“É um rodeio muito disputado, um rodeio muito difícil. As tropas escaladas para participar lá são de animais muito difíceis, então você tem que chegar lá bem preparado, bem focado, bem atento a tudo, sabe? Porque é um rodeio grande e todo rodeio você tem que chegar sempre atento, sempre focado. Mas ali eu creio que a gente chega um pouco mais ainda, né, pela dimensão do rodeio”, comentou.
Resultado Final – Copa Rozeta Cutiano de Americana:
Diego Silva Garcia (Chapadão do Sul-MS) – 270,00 pontos
Diego Piovezan (Piracicaba-SP) – 268,50 pontos
Ari Piovezan Jr. (Piracicaba-SP) – 268,25 pontos
Eder Carlos Fiori (Ap. do Taboado-MS) – 268,25 pontos
Paulo Sérgio da Silva (Monte Mor-SP) – 267,00 pontos
Patrocínio importante
Diego descreve que o patrocínio de Weliton Guimarães foi importante para chegar até Americana. Vale lembrar que Weliton também foi patrocinador do vencedor da PBR (Professional Bull Riders) nos Estados Unidos, Cássio Dias. Leia a matéria do MS Todo Dia aqui.
“Com certeza o patrocínio do Weliton é fundamental, não só para mim. Ele patrocina e ajuda vários outros peões do campeonato. E como eu falei, por trás de toda grande festa, tem um patrocinador ali ajudando, fazendo acontecer. Ele está por trás da gente patrocinando de uma forma ou de outra ajudando com material, que ele deu duas calças de couro, mandou fazer calça de couro pra mim e me dá em dinheiro mesmo, quando às vezes eu preciso para ir no rodeio, sempre me ajudou bastante e é fundamental isso aí, né? Além de dar ajuda, ele gosta, faz por amor, porque ele gosta do esporte, sem retorno nenhum”, disse, agradecido.
A modalidade
A modalidade de rodeio cutiano, em que Diego foi o campeão, foi criada no Brasil e foi uma das pioneiras no país, tanto que ela nem existe em competições internacionais. Basicamente, o peão precisa permanecer os 8 segundos sobre o animal do mesmo jeito que acontece nas montarias em touro. O que muda é que neste caso a pontuação é atribuída de acordo com as esporeadas que o cavaleiro dá sobre o animal.
(MS Todo Dia/fotos: divulgação)