
No próximo dia 25 de fevereiro (terça-feira), às 08h30, a Sede do Assentamento Mateira será palco do Encontro para o Desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Paraíso das Águas, em parceria com a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur).
O evento tem como objetivo fortalecer o turismo rural e sustentável, promovendo a valorização da cultura, do meio ambiente e da economia local. A proposta é incentivar os assentados e pequenos produtores a se tornarem protagonistas no desenvolvimento do turismo, criando novas oportunidades de renda e fomentando o crescimento da região.
O Turismo de Base Comunitária é um modelo que busca envolver a comunidade local na gestão e operação das atividades turísticas, proporcionando uma experiência autêntica para os visitantes, ao mesmo tempo em que preserva as tradições e impulsiona a economia rural.
Para os produtores rurais, a expectativa é grande. José Leandro Ferreira, morador do Lote 104, do Assentamento Mateira e produtor de hortaliças, destaca a importância da iniciativa:
“Esse evento é essencial para nós. O turismo pode trazer novos clientes para nossos produtos, gerar mais empregos e dar mais visibilidade ao assentamento. Aqui temos uma riqueza natural e cultural que precisa ser valorizada. Com o apoio da comunidade e do poder público, podemos transformar nossa região em um destino turístico forte e sustentável. Este projeto já se encontra com 80% concluído”
O evento é aberto à participação de todos os interessados, especialmente agricultores familiares, empreendedores rurais e lideranças comunitárias. A Prefeitura e a Fundtur reforçam que a presença da comunidade é fundamental para a construção coletiva de um projeto sólido e promissor para o futuro do turismo em Paraíso das Águas.
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento, Meio Ambiente e Turismo de Paraíso das Águas, Professor Wilson Matheus, o município tem potenciais que podem e devem ser explorados, de forma sustentável, com o intuito de garantir renda para as famílias e para o próprio município.
“O Turismo Rural está em ascensão. Cada vez mais os moradores de grandes centros buscam pela calma, tranquilidade e pelas belezas do campo. Paraíso das Águas é um quadro em branco e podemos trabalhar no fomento de áreas como observação de pássaros, turismo gastronômico, de pesca, de contemplação, entre outros.
Após o encontro, haverá visitas da Fundtur na região. Os moradores que desejarem isitas em seus lotes ou propriedades, poderão solicitar.]
bnc notícias