Conforme o instrutor, 3º sargento QPPM, Péricles Coelho, o PROERD, que é a versão brasileira do programa norte-americano D.A.R.E. – Drug Abuse Resistance Education, surgiu em 1983 nos Estados Unidos e foi implantado no Brasil em 1992. Atualmente, o programa conta com três cursos: o PROERD para o 5° e 7° anos do ensino fundamental, e o Curso PROERD para Pais.
O PROERD consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado, chamado Policial PROERD, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, com o objetivo de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência.
O currículo para este programa de educação sobre drogas foi criado exclusivamente para o D.A.R.E. America pela Associação para Supervisão e Desenvolvimento Curricular (ASCD), uma associação internacional de educação sem fins lucrativos reconhecida como líder mundial em educação e pesquisa educacional. A responsabilidade de desenvolver o conteúdo do programa para os pais coube à National Families in Action, uma organização estimada e altamente respeitada entre os educadores e especialistas em pesquisas.
O conteúdo curricular do PROERD para Pais consiste em cinco lições que fornecem aos pais informações relevantes sobre drogas, uso e experimentação de drogas, violência e aptidões de como orientar. Durante as cinco lições, os pais aprendem maneiras de criar um ambiente positivo que beneficie a boa saúde e o bem-estar de seus filhos.
O PROERD, sendo uma atividade educacional preventiva, é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida. Além disso, busca contribuir para o fortalecimento da cultura da Paz e a construção de uma sociedade mais saudável, feliz e principalmente mais segura.
O evento de formatura contou com a presença de diversas autoridades, como o vice-prefeito de Costa Rica, Roni Cota, o tenente PM Idelbrando Teodoro da Silva, representante do comandante do CPA-6/5º Batalhão da PM – Coxim, o aspirante PM Flávio Ferreira Teodósio, representando o 2º pelotão PM de Costa Rica, o 3º Sargento André Faustino, representante da secretária de Assistência Social, Evair Gomes Nogueira e responsável pelo projeto Florestinha, o presidente do COMAD (Conselho Municipal Antidrogas), Pedro Wlademir de Andrea, a 3ª sargento QPPM, Joyce de Lima Barreto de Figueirão, e a assistente social Soliane Anacleto Ulian.
Durante a cerimônia, a aluna mãe Márcia Cristina Rodrigues Morila apresentou sua redação com o tema PROERD-Pais e a aluna mãe Karolyne Carvalho fez o juramento. Ao final do evento, todos os participantes foram certificados, atestando a conclusão do curso e cantaram a canção do PROERD.
Com a realização do PROERD para Pais, o município de Costa Rica reafirma seu compromisso na luta contra as drogas e a violência, promovendo uma educação preventiva e proporcionando aos pais ferramentas e informações necessárias para criar um ambiente saudável e seguro para seus filhos. O programa PROERD, em parceria com a Polícia Militar e a comunidade, contribui para a construção de uma sociedade mais consciente, valorizando a vida e promovendo a cultura da paz.