O presidente da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), Ricardo Ayache participou em Paranaíba, nesta quinta-feira (14) do Encontro Regional com Beneficiários. O evento foi realizado na Câmara Municipal com objetivo de ouvir as demandas de beneficiários do plano e conversar sobre o futuro da Cassems.
Os encontros já foram realizados em Ponta Porã, Aquidauana e Jardim. Nesta sexta-feira (15), o presidente da Cassem, Ricardo e parte da diretoria participa do evento em Três Lagoas.
Para Ricardo Ayache, os Encontros Regionais são um momento importante para o plano de saúde e é por meio de iniciativas como esta, que regionalizam e aproximam beneficiários, que a Caixa dos Servidores reafirma sua gestão participativa.
“É um momento muito especial para todos nós, pois reforça a coletividade e a democracia, que são alguns dos pilares do nosso plano de saúde. É uma oportunidade para conversarmos sobre o plano e juntos construirmos um futuro ainda melhor para a Cassems e para a nossa saúde”, argumenta Ayache.
Durante entrevista exclusiva ao Blog do Bolsão, ele revelou que a Cassems começa a implantar a Telemedicina a curto prazo atendendo várias especialidades. Ayache comentou o acerto de sua decisão de deixar a política para dedicar se à gestão, revelou o esforço pós pandemia, quando a Cassems obteve taxas de recuperação de pacientes, superior à média nacional.
“Ouvindo demandas para planejar ações “
“ Os encontros são muito produtivos porque a gente consegue ouvir quais as principais demandas dos servidores, quais são as sugestões. Diante dessa coleta de informações importantes, e o entendimento ainda maior da realidade de cada região, nós conseguimos planejar ações que beneficiem cada um dos nossos servidores públicos em prol de um atendimento melhor que é o nosso grande objetivo enquanto presidente da Cassems e dos conselheiros que nos acompanham nesta jornada”
Telemedicina a curto prazo
“ Um questionamento importante é a demanda por especialistas. É uma realidade no Brasil, existem poucos médicos especialistas em algumas áreas. Nós estamos ouvindo e temos já para o curto prazo, uma ação de grande importância, nós vamos implantar os serviços de Telemedicina na Cassems, que vai oportunizar a oferta de especialistas com qualidade, para que nossos beneficiários tenham acesso a atendimento dentro de suas expectativas”.
“ A telemedicina é o presente. Vamos buscar as mais diversas especialidades, Neurologia, Neuropediatria, Cardiologia, Psquiatria, Endocrinologia, são muitas áreas que temos para oferecer aos nossos beneficiários”
“Opção por deixar política foi decisão acertada”
“Foi decisão acertada. A gente precisa ter muita responsabilidade com tudo que nós servidores construímos. Nós estávamos passando por um momento muito dificil que foi o enfrentamento da pandemia e os pós pandemia. A pandemia trouxe consequências importantes para todos os planos de saúde e para toda população. Foram necessários investimentos enormes para que se combatesse a pandemia. Nós tivemos muito sucesso nesse combate”.
“ Taxa de recuperação acima da média nacional”
“A Cassem tem em sua rede hospitalar um índice de recuperação de 89% dos pacientes, muito acima da média nacional que foi de 62%. Nós tínhamos obrigação e temos de reconstruir esse processo todo de atendimento, recompor as reservas financeiras, através de inúmeras ações que temos feito para garantir que a Cassems continue sendo o melhor plano de saúde do estado e aquele que tem o preço mais justo. É assim que conduzimos nossa gestão, com muita transparência, com respeito a voz dos servidores, para que democraticamente a gente tome as melhores decisões”
“O coletivo consegue avançar muito mais em questões complexas, como é a Saúde”
“ Qualidade do atendimento é inegociável. Temos sempre que avançar na qualidade, na estrutura, garantindo o equilibrio financeiro. O futuro da Cassems está desenhado com muito trabalho, muita união, empreendedorismo, transparência e respeito à voz dos servidores. Só há um futuro melhor se mantivermos o espirito de União, de entendimento de que o coletivo consegue avançar muito mais em questões complexas, como é a Saúde em todo o Brasil”
Blog do Bolsão