CamapuãCidadesDesenvolvimentoGeralInterior
Tendência

Camapuã vive nova fase do desenvolvimento com investimentos em saúde e infraestrutura

O município até então conhecido pela sua grande vocação pecuária, vê sua realidade transformada e com investimentos robustos

Com avanços que vão do setor da saúde, educação, infraestrutura urbana, passando pela melhoria na qualidade da vida da população até o asfaltamento de uma importante rodovia estadual, que transformará o município com obra que supera os R$ 32 milhões para escoamento de celulose, Camapuã vive hoje um novo momento de desenvolvimento.

O município até então conhecido pela sua grande vocação pecuária, vê sua realidade transformada e com investimentos robustos no setor de saúde, educação e infraestrutura. Quem avalia é o prefeito de Camapuã, Manoel Nery que relata a trajetória da administração municipal quando iniciou o mandato há três anos e as mudanças que elevaram a qualidade de vida na cidade.

No setor da saúde, houve um incremento no atendimento a cirurgias no Hospital Municipal Sociedade Proteção a Maternidade e Infância, desde o repasse de R$ 2,6 milhões feito pelo executivo municipal no ano passado, melhora na farmácia básica e um projeto já licitado para criar uma clínica da saúde especializada em atendimento de psicologia e fisioterapia. “Tivemos avanços que considero expressivos na área da saúde em parceria com o presidente do hospital, uma sociedade beneficente. Antes tínhamos muitas dificuldades e as contas no vermelho e hoje a entidade já trabalha no azul, paga as contas e ainda sobra um pouco para investimento”, acrescentou o prefeito.

Com isso ele explica que a saúde teve uma municipalização positiva para a população. “Foi um trabalho a quatro mãos. Conseguimos fazer cirurgias em Camapuã novamente desde o primeiro ano de mandato. Eram incialmente de 50 a 60 cirurgias eletivas, oftalmológicas e ortopédicas. Agora acreditamos que vamos fechar 2022 e 2023 com mais de 700 cirurgias realizadas”, afirmou o prefeito, lembrando a importância do atendimento local na saúde da população.

“Com a realização de cirurgias no município, você evita de pegar população daqui e levar para outra cidade. Todos estes procedimentos eram feitos fora de Camapuã, e a gente conseguiu trazer isso de volta ao município”, destacou. O convênio firmado em 2023 tem como objetivo a prestação de serviços médicos, serviço de retaguarda médica geral; serviço de retaguarda médica em parto cesárea e parto normal; serviço de retaguarda em radiologia; serviço de retaguarda em exames laboratoriais e serviço de apoio a rede municipal de saúde.

Também na Saúde, a prefeitura reitera a parceria com o Governo do Estado no programa Mais Saúde. “Com este programa do Governo do Estado as pessoas vieram de outros municípios para realizar cirurgias aqui. Tudo isso eu vejo que foi um grande avanço para nós aqui dentro desta área da saúde, conseguir trazer de volta estas cirurgias para o município de Camapuã”, avaliou.

Na área urbana, o prefeito também destaca que a administração municipal investiu fortemente no recapeamento dos asfaltosNa área urbana, o prefeito também destaca que a administração municipal investiu fortemente no recapeamento dos asfaltos

Parcerias para o crescimento

As parcerias firmadas pelo município com as esferas estaduais e federais também ajudaram nos resultados positivos da administração.

“Quando cheguei à frente da prefeitura realmente tínhamos falta de infraestrutura, sem maquinário, uma série de coisas que impossibilitavam iniciar os trabalhos tanto na cidade como na área rural do município. Diante disso fomos buscar parcerias com o governo estadual e federal e hoje temos um parque razoável de máquinas que nos garante um atender a população urbana e rural”, salientou Nery.

A recuperação de estradas vicinais, rurais do município tem sido uma constante na administração. “Temos hoje um parque de máquinas que está mais a altura das nossas necessidades, que consegue atender melhor o município e com isso conseguimos ir a todas as regiões. Em alguns locais levantamos e cascalhamos as estradas o que representa um serviço definitivo e em outras patrolamos ou só levantamos”, explicou.

A recuperação de estradas vicinais, rurais do município tem sido uma constante na administração

Com isso a situação da logística da área rural teve ganhos. “Hoje o nosso município de maneira geral tem condições de oferecer uma vida melhor na área rural. Quando falamos de ir e vir estamos falando tanto de levar os insumos para as fazendas como trazer a produção rural. Além disso as estradas arrumadas garantem melhor qualidade de vida para a população que mora na área rural, que precisa vir a cidade fazer sua compra, para ir ao médico e final de semana até para ter um lazer. Nestes lugares às vezes a pessoa demorava até duas horas para sair de onde estava e chegar a cidade. Hoje isso é possível fazer em meia hora a quarenta minutos. Creio que isso também trouxe muitos benefícios para todos”, pontuou o Prefeito.

Na área urbana, o prefeito também destaca que a administração municipal investiu fortemente no recapeamento dos asfaltos. “Em vez de tapar buraco resolvemos fazer o tapa buraco e logo em seguida o recapeamento. O trabalho foi executado em vários bairros de nosso município, em alguns locais com asfalto quente e outros com asfalto a frio com parceria do Cointa que tem maquinas que prestam assistência a todos os municípios a custo menor, com uma ótima qualidade. Isso nos permitiu um atendimento mais eficiente, recuperando mais ruas nos bairros e com custo menor. Com isso hoje nós temos aqui nossa malha viária urbana com 70% toda recapeada”, concluiu.

Botão Voltar ao topo