AgronegóciosAlcinópolisChapadão do SulCidadesCosta RicaMato Grosso do SulSuper Destaque
Tendência

Chapadão do Sul, Costa Rica e Alcinópolis sob alerta de tempestade com ventos de até 100 km/h

Municípios de MS enfrentam risco de queda de energia, estragos em plantações e alagamentos nos próximos dias

A semana começou com alertas de tempestade em diversas regiões de Mato Grosso do Sul, incluindo os municípios de Chapadão do Sul, Costa Rica e Alcinópolis. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de cor laranja para estas localidades, prevendo chuvas intensas e ventos que podem chegar a 100 km/h. A previsão é válida até a noite de segunda-feira (21).

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS (Cemtec), as condições meteorológicas são causadas pela atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que tem gerado períodos de sol intercalados com maior nebulosidade em boa parte do estado. Mesmo com essas oscilações, o risco de tempestades localizadas permanece elevado, principalmente na região centro-norte e nordeste de Mato Grosso do Sul.

Nos municípios sob alerta laranja, como Chapadão do Sul, Costa Rica e Alcinópolis, há previsão de chuvas entre 30 e 60 mm/h, ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos. Os principais riscos incluem queda de energia elétrica, danos a plantações, queda de árvores e alagamentos.

O alerta do Inmet também inclui outros municípios em Mato Grosso do Sul que estão sob alerta amarelo, como Água Clara, Camapuã e Três Lagoas, onde os ventos devem ser menos intensos, mas ainda há risco de eventos climáticos adversos.

A população das regiões afetadas é orientada a tomar precauções e monitorar os avisos meteorológicos para se preparar diante das possíveis tempestades nos próximos dias.

Tribundadoms

Botão Voltar ao topo