Costa RicaSuper Destaque
Tendência

Cidade Empreendedora: programa chega em Costa Rica e mais 35 municípios com compromisso de gerar legado e desenvolvimento

São 36 municípios, localizados em diferentes regiões de Mato Grosso do Sul e em fases distintas de crescimento, unidos pelo mesmo propósito: promover o desenvolvimento local. Todos integram o programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e prefeituras que aderiram à iniciativa.

Desde 2018, o programa acompanha municípios em Mato Grosso do Sul, já tendo atendido 47 prefeituras desde então. No ciclo atual, os 36 municípios são acompanhados em diferentes frentes, a depender do estágio de desenvolvimento local. São três os pacotes: Transforma, Avança e Excelência, que preveem atuação em pelo menos quatro eixos, contemplando ações em áreas como compras públicas, simplificação, educação empreendedora e atendimento direto ao empresário com qualificação e orientação.

Por meio de uma parceria público-privada, a iniciativa oferece ferramentas para ampliar a eficiência da gestão pública, gerar melhoria na qualidade de vida da população e possibilitar aos gestores municipais a construção de um legado para o município. Ao todo, mais de 900 mil pessoas devem ser impactadas pelas ações do programa que, neste ano, passou a ter o Governo do Estado como um parceiro estratégico.

“O Cidade Empreendedora é uma metodologia muito objetiva, muito direta, calçada em estatísticas, em números, em objetivos da política pública, e que, no dia a dia, os municípios vão ter um instrumento para mensurar isso e avaliar e monitorar o seu desenvolvimento, que acaba refletindo na sociedade. Então, ao se atingir os objetivos do programa acaba atingindo os objetivos do próprio Estado”, avalia o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel.

Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, a atuação conjunta com o poder público é fundamental para fomentar o empreendedorismo e promover um ambiente melhor para o crescimento das empresas. “O sucesso do pequeno negócio passa pela gestão pública. Por isso, o Cidade Empreendedora, além de levar oportunidades a quem empreende, evoluiu para um programa que pensa no todo e oferece ferramentas para que a gestão municipal possa melhorar índices como desenvolvimento econômico, saúde, educação e assistência social”, frisa.

A formalização da participação dos municípios foi realizada em julho deste ano, durante o Encontro de Líderes dos Territórios Empreendedores, promovido pelo Sebrae/MS e o Governo do Estado, por meio da Semadesc. O evento reuniu mais de mil participantes no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, e marcou o início das ações do novo ciclo do programa Cidade Empreendedora. O chamamento para adesão dos municípios foi realizado nos meses de fevereiro e março deste ano.

Já durante o Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul, realizado entre 20 e 22 de outubro, pela Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), com correalização do Sebrae/MS e apoio do Governo do Estado, o programa fez duas entregas às cidades participantes: o Acordo Municipal de Gestão e o Plano de Desenvolvimento dos Municípios – documentos que apontam metas a serem alcançadas e projetos a serem desenvolvidos em cada território.

Contudo, desde julho, para além da execução de ações junto à gestão pública, a iniciativa tem realizado variadas iniciativas junto à população das cidades, tais como, capacitações, sessões de negócios, formalização e atendimento aos empreendedores.

Os municípios que participam atualmente do programa são: Água Clara, Amambai, Anastácio, Antônio João, Aquidauana, Bataguassu, Bela Vista, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Deodápolis, Eldorado, Inocência, Itaquiraí, Japorã, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina, Paranhos, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Sonora, Tacuru, Três Lagoas. Para acompanhar as ações do Cidade Empreendedora, acesse: cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br

Fonte:SEBRAE/MS
Autor:Michelle Araújo e Natalie Malulei Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS
Botão Voltar ao topo