
Uma imagem impactante capturada pelo brigadista Franklyn Daniel mostrou uma onça-pintada em fuga das chamas que consomem o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari (PENT), uma das áreas mais atingidas pelos incêndios no Pantanal de Mato Grosso do Sul.
A cena, compartilhada nas redes sociais nesta semana, ilustra o drama da fauna local. O brigadista descreveu o momento como o de “uma onça com sede, perdida em meio às chamas” e relatou a dificuldade de outros animais: “A gente acha cobra, acha outros animais mortos, queimados já, que não consegue sair do fogo, que são animais mais lentos, não tem como fugir. A situação lá está bem crítica, bem feia”.
Fogo e Impacto Ambiental
O PENT, localizado entre Costa Rica e Alcinópolis, está com as visitações suspensas por tempo indeterminado para garantir a segurança e permitir que as equipes de combate trabalhem.
Os dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostram que 2025 já registra um dos maiores números de focos de calor no Pantanal da última década. Até setembro, mais de 3,5 mil focos foram contabilizados na região.
A onça-pintada, símbolo do bioma, tem sido obrigada a se deslocar em busca de água e abrigo. Equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas, com apoio da prefeitura e produtores rurais, trabalham para conter as chamas, que colocam em risco a vegetação nativa e propriedades rurais próximas.
Imagem: Divulgação
Bulhõesdigital